Dermatologia Cirúrgica
A Cirurgia Dermatológica consiste na área da Dermatologia que envolve todos os procedimentos realizados na pele e seus anexos. Tem como base prevenir, restaurar e também manter a saúde dos mesmos.
As técnicas, além das CIRÚRGICAS, também PODEM SER NÃO-INVASIVAS OU MINIMAMENTE INVASIVAS, dependendo de cada caso.
Citamos alguns, dos vários procedimentos que realizamos em nossos consultórios:
Biópsia
+Biópsia
Procedimento
Consiste na retirada de um fragmento cutâneo ou de mucosa, realizada sob anestesia local, com o intuito de auxiliar no diagnóstico da doença a ser investigada. Após a coleta da amostra, a peça é enviada para análise anatomopatológica detalhada, feita em laboratório.
Blefaroplastia (Correção de Pálpebras Caídas)
+Blefaroplastia (Correção de Pálpebras Caídas)
Procedimento
É a técnica cirúrgica usada para correção do excesso de pele e/ou bolsas de gordura que se acumulam sob as pálpebras, concedendo uma melhora funcional e estética da região periocular.
No processo de envelhecimento, as pálpebras também sofrem ação do tempo, com perda de elasticidade cutânea e enfraquecimento muscular.
Tratamento
É um procedimento seguro, feito com anestesia local e a cirurgia dura cerca de uma hora e meia a duas horas para ser realizada; a recuperação dá-se em torno de 5 a 7 dias, e confere ao paciente um olhar com aspecto mais jovial.
Cauterização Química
+Cauterização Química
Procedimento
A cauterização química corresponde à terminologia utilizada para descrever a aplicação de substâncias ácidas ou cáusticas em determinadas lesões superficiais da pele, a fim de removê-las. As substâncias químicas comumente utilizadas são o ATA (ácido tricloroacético), ácido nítrico fumegante e fenol.
Tratamento
É o tratamento indicado para algumas doenças de origem viral, neoplásicas ou inflamatórias (verrugas virais, ceratoses actínicas e seborreicas, granuloma piogênico), podendo ser necessária uma ou mais sessões, conforme cada situação.
Cirurgias para Câncer de Pele
+Cirurgias para Câncer de Pele
Procedimento
O câncer de pele é uma lesão decorrente do crescimento anormal, multiplicado e descontrolado das células cutâneas, onde a radiação ultravioleta é o grande agente causal, seja por exposição solar crônica ou pelo uso de câmaras de bronzeamento artificial.
Alguns fatores contribuem para o seu surgimento como: pele clara, história pessoal ou familiar de neoplasias cutâneas, radioterapia ou queimaduras prévias e algumas doenças cutâneas pré-existentes. É dividido em não-melanoma e melanoma.
Câncer de Pele Não-Melanoma
É o mais frequente tipo de câncer em nosso país, correspondendo cerca de 30% dos cânceres diagnosticados. São classificados em carcinoma basocelular (CBC) e carcinoma espinocelular (CEC); desenvolvem-se nas áreas expostas ao sol, têm baixa letalidade e índices de cura bastante altos, quando diagnosticados prematuramente.
Câncer de Pele Melanoma
É mais agressivo, pois apresenta crescimento rápido, além de gerar metástases em órgãos e linfonodos. Surge basicamente a partir de uma pinta ou sinal, onde há alteração em seu formato, cor e tamanho, podendo ocasionar sangramentos.
Apresenta mais de 90% de chance de cura se detectado e tratado precocemente; com isso, vale ressaltar o quão importante é o paciente examinar regularmente sua pele e procurar o auxílio de um Dermatologista, caso observe pintas ou sinais suspeitos. A inspeção dermatológica deve ser feita ao menos uma vez por ano.
Tratamento
É o tratamento indicado para as neoplasias de pele, porém, em algumas situações (tipo do câncer, local em que está situado, tamanho da lesão) faz-se necessário a aplicação de outros métodos, como Enxertos ou Retalhos, por exemplo.
Cirurgia de Xantelasma
+Cirurgia de Xantelasma
Procedimento
O Xantelasma consiste em pequenas placas de gordura depositadas sob a pele, com coloração amarelada, e situam-se em especial ao redor dos olhos. Pode estar associado ou não à hipercolesterolemia familiar (elevação nos níveis de colesterol).
Tratamento
Apesar de ser uma condição benigna, o tratamento do Xantelasma é baseado em fatores estéticos, já que a lesão tem tendência de progredir e aumentar de tamanho.
Um dos procedimentos utilizados para sua remoção é a excisão (retirada) cirúrgica, feita com anestesia local, e posterior sutura.
Criocirurgia (Crioterapia)
+Criocirurgia (Crioterapia)
Procedimento
É o método terapêutico que possibilita tratar dermatoses benignas ou malignas, utilizando o frio. O agente comumente empregado é o Nitrogênio líquido a uma temperatura de -195,8ºC, o qual promove a destruição dos tecidos acometidos através do resfriamento.
Indicado no auxílio do tratamento de verrugas virais, lentigos solares (“mancha senil”), ceratoses actínicas e seborreicas, vitiligo, dentre outras.
Curetagem
+Curetagem
Procedimento
A curetagem corresponde à uma raspagem superficial da pele, feita por um instrumental chamado cureta. Realizada após a aplicação de anestésico local, é indicada em algumas doenças, como Molusco Contagioso, Ceratose Seborréica e Ceratose Actínica.
Desbastamento de Calosidade
+Desbastamento de Calosidade
Procedimento
O Desbastamento é o nome dado à técnica utilizada para remover calosidades, oriundas da produção excessiva de queratina pela camada mais externa da pele, a camada córnea. Este excesso geralmente decorre de trauma repetitivo local.
Tratamento
Com o auxílio de uma lâmina de bisturi, é realizada uma raspagem cuidadosa na superfície da lesão.
Eletrocauterização
+Eletrocauterização
Procedimento
A Eletrocauterização é um procedimento cirúrgico simples e seguro, realizado por um instrumento chamado eletrocautério, que utiliza a junção de calor e eletricidade.
Tratamento
É feito sob anestesia local e possui efeitos terapêuticos como retirada, corte e coagulação de um tecido alvo.
Enxertos e Retalhos
+Enxertos e Retalhos
Procedimento
São dois métodos muito utilizados em grandes cirurgias de câncer de pele ou queimaduras, onde há perda de pele saudável e a ferida operatória não pode ser diretamente fechada de um lado para outro, através da aproximação de suas bordas com pontos cirúrgicos.
Apesar de possuírem indicação similar, há algumas diferenças importantes entre eles:
Enxertos
Correspondem quando o fragmento de pele é retirado de uma área do corpo chamada “área doadora”, sendo esta, distante da área cirúrgica a ser tratada. Importante frisar que não há nenhuma comunicação vascular entre ambas (ela será criada somente mais tarde, no decorrer dos dias do pós-operatório), por isso, ele depende da vascularização do leito receptor.
Retalhos
São realizados em áreas próximas da ferida operatória, onde existe uma comunicação entre a área doadora e a receptora através de um pedículo, o qual proporcionará suprimento vascular próprio ao local.
Excisão Cirúrgica
+Excisão Cirúrgica
Procedimento
É o simples processo de retirada de qualquer lesão, sendo ela benigna ou maligna. Realizada sempre sob o efeito de anestesia local.
Lobuloplastia (Correção de Fissura de Lóbulo de Orelha)
+Lobuloplastia (Correção de Fissura de Lóbulo de Orelha)
Procedimento
Corresponde ao método cirúrgico utilizado para correção de fissuras dos lóbulos de orelha, seja por trauma agudo ou crônico, devido ao excesso de tensão local; apenas uma pequena porcentagem corresponde à origem congênita – aquela presente ao nascimento.
O procedimento cirúrgico para o reparo é simples, seguro e feito sob anestesia local.
Matricectomia (Correção de Unhas Encravadas)
+Matricectomia (Correção de Unhas Encravadas)
Procedimento
A onicocriptose – popularmente conhecida como “unha encravada” – é um processo inflamatório decorrente da penetração da unha nos tecidos periungueais, ocasionando dor e desconforto. Alguns fatores são favoráveis ao encravamento, como:
- Unhas em formato muito curvo;
- Corte feito de maneira irregular e errônea;
- Trauma local;
- Uso de calçados apertados.
Tratamento
O procedimento cirúrgico para tratar esta condição é chamado Matricectomia, onde, sob anestesia local, a unha é corrigida retirando-se uma parte da matriz, de modo que proporcione uma redução em sua largura.
Quimiocirurgia (Peeling de Fenol)
+Quimiocirurgia (Peeling de Fenol)
Procedimento
O Peeling de Fenol – também conhecido por Peeling Químico Profundo, auxilia no tratamento de manchas e rugas causadas pela exposição solar, fumo e stress, amenizando-as.
Este método tem a finalidade de atingir as camadas profundas da pele e eliminar a memória celular danificada, gerando um estímulo na produção de colágeno, e proporcionando uma pele renovada.
Remoção de Cistos e Lipomas
+Remoção de Cistos e Lipomas
Procedimento
Cistos e Lipomas são duas condições dermatológicas benignas e frequentes, que acometem qualquer região do corpo, podendo ser únicos ou múltiplos, dolorosos ou não.
Cistos
São representados por nódulos cor da pele ou amarelados, com conteúdo composto por queratina e sebo.
Lipomas
São nódulos formados pelo acúmulo de células de gordura madura, que também podem conter tecido fibroso.
Tratamento
Em alguns casos, faz-se necessário a remoção cirúrgica dessas lesões, tanto pelo comprometimento estético, como funcional. Dependendo do tamanho da lesão e da área situada, o procedimento é relativamente simples, feito com anestesia local, subsequente incisão, retirada da lesão e, por fim, sutura.